MPGO apresenta Campanha Liga Cidade Limpa ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia
A reunião teve como objetivo propor parceria para a disseminação da iniciativa na rede privada de ensino da capital.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), por meio da atuação do promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, coordenador do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), apresentou hoje (2/10) a Campanha Liga Cidade Limpa ao presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), Flávio Roberto de Castro.
Na ocasião, a concepção criativa e as peças da campanha foram apresentadas pelo promotor de Justiça, e pela servidora Ana Paula Veroneze, da Superintendência de Planejamento e Gestão. Entre os materiais, foram destacados o gibi educativo e os personagens Super R, Natureba e Jeitoso, criados para sensibilizar estudantes sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos.
Durante a apresentação, Juliano de Barros ressaltou o papel da campanha na implementação da coleta seletiva pelos municípios e sua contribuição para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em sua fala, lembrou, ainda, da experiência exitosa da distribuição dos materiais nas escolas da rede estadual, realizada com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que obteve retorno positivo da comunidade escolar.
O presidente do Sepe manifestou apoio imediato à proposta, dada a sua importância, e afirmou que o sindicato fará contato com as (os) diretoras (es) das escolas particulares de Goiânia para que os materiais sejam incorporados às programações pedagógicas já a partir de 2026.
Ainda estiveram presentes na reunião o diretor executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Marcos Villas Boas, e o coordenador de ESG (Ambiental, Social e Governança) da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO), Cleberson Santos.
(Texto: Área de Atuação do Meio Ambiente do Centro de Apoio Operacional – Edição: Assessoria de Comunicação Social do MPGO)