cover
Tocando Agora:

Fechamento de escola em Uberlândia motiva audiência pública

A Comissão de Educação da ALMG debate, nesta quinta-feira (18), as consequências da possível desativação da instituição de ensino no Triângulo Mineiro.

Fechamento de escola em Uberlândia motiva audiência pública
Fechamento de escola em Uberlândia motiva audiência pública (Foto: Reprodução)

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia debate em audiência pública nesta quinta-feira (18/9/25), a partir das 10 horas, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os impactos para a comunidade escolar diante do possível fechamento, pela Secretaria de Estado de Educação, da Escola Estadual 13 de Maio, no Município de Uberlândia (Triângulo Mineiro). A reunião atende a requerimento da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

De acordo com o requerimento parlamentar, a deputada recebeu um ofício encaminhado pelo vereador da Câmara Municipal de Uberlândia, Professor Ronaldo (PT), solicitando medidas contra o fechamento da escola.

Segundo o vereador, trata-se de uma instituição com quase 60 anos de história, marcada por sua contribuição à educação pública de Uberlândia, atendendo, majoritariamente, estudantes oriundos de famílias de baixa renda.

Atualmente, a Escola 13 de Maio atende 169 alunos, do Ensino Fundamental, ensino regular, inclusive com turmas integrais, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas estaria sob ameaça de fechamento, mesmo com posição contrária da comunidade escolar.

Segundo a comunidade local, existe demanda por mais matrículas, mas há um problema com a estrutura física da escola, que foi inicialmente planejada para educação infantil, o que dificulta o atendimento. As salas são muito pequenas. O prédio é alugado e deveria ser usado de forma temporária, mas a Secretaria de Estado de Educação nunca apresentou uma solução definitiva para o problema.

Entre os convidados para a reunião desta quinta (18), estão o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares; o vereador de Uberlândia, Professor Ronaldo; o professor da Educação Básica da Escola Estadual 13 de Maio, Marcos Barbosa; e a mãe de aluno da mesma escola, Maria Ingrid Fontenele, entre outros.

Foto: Guilherme Bergamini  - Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais